segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Blasé



Acepções

adjetivo

1 que exprime completa indiferença pela novidade, pelo que deve comover, chocar etc.Ex.: ar b. atitude b.adjetivo e substantivo masculino

2 que ou aquele que está embotado pelo excesso de estímulos (sensoriais, afetivos, intelectuais etc.) ou de prazeres, e que se tornou insensível ou indiferente a eles

3 que ou aquele que tem ou demonstra apatia ou desinteresse em relação a tudo, por sentir ou crer ter esgotado todas as possibilidades de experiências ou sensações

4 Derivação: por extensão de sentido.que ou aquele que se mostra entediado (sinceramente ou por afetação) com relação a coisas pelas quais a maioria das pessoas demonstra interesse


Etimologia

fr. blasé (1837) 'indiferente, apático, que não demonstra emoção', part.pas. de blaser (sXVII-XVIII) 'embotar o sentido do gosto, por excesso de comida e bebida, tornar-se indiferente ou insensível'


Gramática

fem.: blasée; pl.: blasés/blasées (fr.)




































uma observação muito de pé de página: Eu estou postando isso por que é algo que eu sempre quis saber e ninguém nunca soube me explicar. Depois que passei a entender, nem eu mesma sabia definir, de tão vago que era o conceito. agora tá aí. beijomeliga.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

2 comentários:

WordnavE disse...

Eu gosto disso. haha (as vezes)
Obrigado por gostar, não é auto-biográfico e é.
Algumas partes foram coisas que realmente aconteceram no meu dia e outras baseado nas minhas imaginações.
Nesse dia eu me imaginei sendo atropelado.

Eu não consegui entrar no google talk daqui do trabalho.
Beijos

Maykson de Sousa disse...

Gente, efim uma definição! :-P hahaha Eu sempre achei vago o conceito... ^^ Merci!

 
Copyright 2010 Retro | Powered by Blogger.